Universidade Federal do Piauí (UFPI) cria “Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano”

ilustração

Bruno Iles Taiane Maria de Oliveira Rosemary Menezes dos Santos Jesus Rodrigues Lemos Ana Cristina de Assunção Xavier Ferreira Mário Augusto Silva Sousa Júnior estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí/Campus Ministro Reis Velloso, elaboraram um manual para ajudar estudantes surdos nas escolas.

O “Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano”, todo digital, também contém ilustrações e a linguagem totalmente adaptada em libras.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, “Manuais como esse não existiam antes e devem auxiliar professores durante aulas ministradas a alunos surdos, assim como a comunidade surda em geral”.

Liana Maria Menezes Galeno, ao prefaciar o manual, afirma que “quero destacar que este Manual é de extrema importância não só para os surdos, mas também para os profissionais da educação, como os professores, os intérpretes e os instrutores de libras. Vale lembrar que este manual também vai privilegiar outras áreas do conhecimento, tais como Medicina, Enfermagem, Psicologia, etc., áreas estas que também encontram carência de material sobre o assunto e que têm histórico de dificuldade em realizar atendimento à pessoa com surdez”.

“Você que tem contato direto ou indireto com pessoas surdas ou que tem curiosidade sobre o assunto, leia esse manual e adquira novos conhecimentos e, principalmente, entenda que a pessoa surda pensa e interage como você, mudando somente a forma que isso ocorre”, afirma Liana.

O material foi lançado em 2019, mas agora está disponibilizado gratuitamente pelo link: https://www.ufpi.br/e-book-edufpi