USUÁRIOS DO DETRAN CARIOCA GANHAM POSTO EXCLUSIVO DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

ALEXANDRE SIMONINI

Autoridades cariocas inauguraram no DETRAN – Departamento de Trânsito, na sexta-feira, 14/5, o primeiro posto do Brasil exclusivamente voltado para o atendimento a pessoas com deficiência no Rio de Janeiro. O espaço, localizado no Centro do Rio, passou por reforma e foi todo adaptado para receber este público. Na unidade, que se chama Posto de Atendimento Detran Acessível – PCD, estão sendo oferecidos os serviços de veículos, habilitação e identificação civil.

“A grande dor da pessoa com deficiência é não ter o direito de ir e vir. Precisamos aplicar na prática a política pública e, por isso, a gestão do Detran.RJ deixará um legado para o estado. Um legado de respeito e que demonstra isso para cada pessoa. É este respeito que estamos resgatando no Rio de Janeiro: à polícia, ao servidor e à população. E, hoje, respeito à pessoa com deficiência. Temos que trabalhar para que a pessoa com deficiência atue em todas as áreas, não apenas em áreas específicas. Não há diferença entre a nossa população”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Assine nossa Newsletter

Newletter

“O posto está incrível e com bastante acessibilidade. O principal destaque é que aqui tem o carro adaptado para realizar as aulas. Isso é muito difícil de achar e não tem em quase nenhum lugar. Acho que o Rio de Janeiro será um grande incentivador para que outros Detrans sigam este exemplo em todo o país”, disse a jovem BRENDA BAUER , de 19 anos, que é cadeirante.

“Nosso projeto trabalha com temas relacionados à inclusão. Tanto que 90% dos nossos colaboradores são moradores das comunidades do Pinto e da Providência. Faremos grafites que vão mostrar a inclusão das pessoas com deficiência, principalmente no trânsito diário do Rio de Janeiro”, revelou o coordenador do projeto, Caíque Torrezão.

 

CARACTERÍSTICAS DO NOVO POSTO

estacionamento do detran rj

O posto Detran Acessível terá ainda uma unidade especial de atendimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que oferecerá diversos serviços para as pessoas com deficiência, como acompanhamento psicológico, atendimento jurídico, isenção de taxas para identificação civil e casamento, encaminhamento para órgãos do governo e cursos de capacitação para o trabalho.

Já os usuários com deficiência auditiva poderão contar com a presença permanente de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que ficará todos os dias no posto e será responsável por ajudar na comunicação entre os funcionários e os usuários, garantindo o acesso às informações e aos serviços.

Em pontos estratégicos da unidade foram instalados pisos táteis para facilitar a locomoção dos usuários, além de rampas nos locais por onde vão passar os cadeirantes. Todas as vagas de estacionamento receberam sinalização especial de exclusividade para pessoas com deficiência, e há um ponto de desembarque planejado para facilitar a chegada de carros ao posto. Desse local, o usuário poderá seguir pelo piso tátil até a sala onde haverá três postos de atendimento para cada serviço. Se for fazer vistoria de veículos, haverá duas linhas exclusivas posicionadas para facilitar o acesso.

A cabine onde os usuários serão atendidos foi adaptada para permitir que eles entrem em cadeiras de rodas e se instalem sem problemas. O acesso dos usuários à unidade será pela Rua Idalina Senra, na lateral do posto.

O atendimento exclusivo no posto Detran Acessível – PCD está sendo agendado pelo site do Detran (detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, das 6h às 21h.

Uma van disponível para os usuários com deficiência fará o circuito de hora em hora, seguindo da Radial Oeste, próximo às estações de Metrô e de trem de São Cristóvão, até o posto. O primeiro transporte será às 7h30 e o último retornará do posto para a parada na Radial Oeste às 16h30. Haverá intervalo no atendimento das 11h30 até às 12h30.

 

BRENDA BAUER, ALUNA DO PROJETO CIDADANIA SOBRE RODAS,
ELOGIOU A INFRAESTRUTURA DA NOVA UNIDADE.