Vamos falar de educação ?

De acordo com o censo de 2010 do IBGE, no Brasil existem mais de 4 milhões de crianças entre 0 e 14 anos com algum tipo de deficiência ou transtorno global de desenvolvimento (última atualização feita com base em educação).

Diante do cenário acima, hoje apresento para vocês o projeto “Plataforma Vínculo Social”, uma Plataforma adaptativa e digital que auxilia o profissional da educação no ensino –  aprendizagem de criança com deficiência ou transtorno global de desenvolvimento.

O objetivo é promover a integração e diversidade entre familiares e profissionais multidisciplinares da SAÚDE e da EDUCAÇÃO, visando potencializar o aprendizado e o desenvolvimento infantil na primeira infância.

E como nasceu a Plataforma Vínculo Social ?

Rafael Anselmo nos contou que seu engajamento social fomentou quando nasceu o seu filho Bernardo, que tem Síndrome de Down. Os desafios da sua condição o motivou a entrar na causa, principalmente durante o período de ingresso escolar, na qual encontrou diversas barreiras e dificuldades das escolas privadas em lidar com o assunto.

   “O meu sentimento como pai era que a escola tinha boa vontade, mas faltava preparo e conhecimento em lidar com o assunto, diante desta situação comecei a pensar como poderia contribuir, levando em consideração minha experiência com tecnologia”, conta Rafael, o pai.

Foi quando nasceu o projeto Vínculo, com base nas suas adversidades enfrentadas e em uma pesquisa recente, com mais de 350 profissionais da educação foi constatado que mais de 50 % dos profissionais da educação – tanto de rede pública quanto da rede privada – sentem necessidade de treinamento e uma ferramenta digital para lidar com o assunto, por isso a criação de uma plataforma que permite a integração e diversidade entre familiares e profissionais multidisciplinares da saúde e da educação, disponibilizando de forma online e intuitiva instrumentos de avaliação para o ensino-aprendizagem na deficiência, visando potencializar e maximizar o aprendizado e o desenvolvimento, engajando o aluno nas atividades educacionais e ampliando seus conhecimentos em diferentes naturezas.

O projeto foi o 2º colocado no evento Startup Weekend Acessibilidade 2019. Vale a pena conhecer e saber mais !


Font Resize