Você sabe o que significa CAPACITISMO?

* Por Cristiane Zamari (Cris Zamari) @criszamari

Capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência.

Em sociedades capacitistas, a ausência de qualquer deficiência é vista como o “padrão social” e pessoas com alguma deficiência são entendidas como exceções; quando a deficiência é vista como algo a ser superado ou corrigido e não uma condição humana.
Um exemplo de atitude capacitista é dirigir-se ao acompanhante de uma pessoa com deficiência física tratando-o em terceira pessoa em vez de dirigir-se diretamente à própria pessoa.
O capacitismo pode ser relacionado às pessoas com deficiência, assim como o machismo para as mulheres ou o racismo para pessoas negras.
Se baseia numa determinada concepção anatomicamente padronizada chamada CORPONORMATIVIDADE, ou seja, um padrão de corpo definido como perfeito, típico da espécie humana.
Usa-se para descrever a discriminação, preconceitos e opressão contra pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, de condições do espectro autista, entre outras, advindos da noção de que pessoas com deficiência são inferiores ou com menos valia ou valor de produção e desenvolvimento às pessoas sem deficiência.
Algumas formas de capacitismo podem caracterizar-se em insultos, considerações negativas, arquitetura inacessível, assim como a opressão passiva, atribuindo às pessoas com deficiência tratamento de pena, ou de inferioridade.
Por fim, podemos dizer que o capacitismo pode ser praticado tanto de forma inconsciente, por conceitos arraigados, como de forma consciente, quando se omite de se comunicar ou se ignora a presença e o valor da pessoa com deficiência nos espaços sociais.
Todos os dias, temos que desconstruir preconceitos e conviver com todos os tipos de pessoas para construirmos novos conceitos.

É responsabilidade de todos nós combater e prevenir o capacitismo.

*  Cristiane Zamari (Cris Zamari), mãe do Bernardo – com Síndrome de Down é Coordenadora de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência na Prefeitura Municipal de Santos/SP e Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santos/SP. No Instagram @criszamari e no Facebook @Cristiane Zamari Diogo