VOLVO XC 40 HÍBRIDO – Uma excelente opção para quem gosta de tecnologia e tem os olhos voltados para o futuro, mas faz questão de aproveitar tudo que o presente tem de melhor!

Revista Reação

Especial de Aniversário

 

Mesmo em meio ao “quase” fim da pandemia da Covid-19 e ainda com tudo voltando aos poucos à normalidade, o SISTEMA REAÇÃO, através da Revista Reação, retoma a série de matérias especiais de Test-Drive em parceria com as montadoras de automóveis em grande estilo. O retorno dos testes realizados por nossa equipe exclusiva de profissionais especializados em veículos e adaptações para pessoas com deficiência reiniciou em 2020, depois de mais de 7 meses parados com essa atividade por conta da pandemia, com um veículo diferenciado, da marca mais conhecida e respeitada mundialmente pelo seu apreço à segurança, com um modelo que traz tudo de mais moderno e tecnológico: o Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid!

A montadora sueca, sinônimo de segurança, mobilidade e tecnologia, nos cedeu por mais de 20 dias um de seus modelos mais vendidos no Brasil e que chegou para dar ainda mais peso nessa nova geração de veículos, híbridos ou totalmente elétricos. No mundo já é uma tendência sem volta, mas no Brasil, eles ainda estão chegando aos poucos. Isso não quer dizer que a Volvo não produza mais veículos a combustão – gasolina e diesel, por exemplo – mas a montadora já possui, praticamente, pelo menos uma versão “eletrificada” em toda sua linha vendida em nosso País.

Ser um modelo híbrido, significa que o XC 40 T5 R-Design Plug-in funciona tanto à gasolina, como também com energia elétrica. Isso traz não só tecnologia, mas muita economia ao modelo. O modelo chega a fazer, segundo a montadora, mais de 24 Km/litro dentro da cidade e mais de 22 Km/l na estrada. Ao contrário de modelos a combustão, os elétricos ou híbridos tem mais potencial econômico em vias urbanas do que em rodovias. Lógico que tudo isso tem seu preço. O modelo no Brasil sai por cerca de R$ 230 mil, porém, por toda gama de equipamentos que tem, vale quanto custa.

 

Desempenho, acessibilidade, dirigibilidade e conforto:

Um SUV com potência de esportivo !

 

Até por ter uma bateria enorme e pesada – em função de ser em parte, elétrico – o SUV tem uma excelente arrancada e uma agilidade fora do comum. E o melhor, tudo isso no mais absoluto silêncio. Não se ouve nenhum ruído do motor e a sensação é que o motorista e os ocupantes do XC 40 Híbrido estão flutuando sobre o asfalto.

O XC 40 possui 3 cilindros 1.5 litro turbo, de 180 cv, conjugado a um motor elétrico com potência equivalente a 82 cv. Juntos, eles formam 262 cv e ainda, 43,3 Kgfm de torque, com uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 marchas !

Com uma suspensão firme, o modelo roda suave, macio, mesmo em terrenos irregulares. Durante a rodagem, o elétrico e a combustão se alternam, sendo que em vias urbanas ele funciona praticamente o tempo todo como elétrico. Se quiser, o condutor pode escolher no painel multimídia, a função PURE, e ficar só utilizando o motor elétrico o tempo todo. Porém, a autonomia da bateria nessa função é de apenas pouco mais de 45 Km. Na função CHARGE, a bateria pode se recarregar em parte com o carro em movimento, usando o motor a gasolina, em até um terço da sua capacidade total.

O fato é que o XC 40 anda muito ! Sem falar no conforto e na estabilidade. Com os ajustes de banco todos feitos através de botões – inclusive você pode gravar as melhores posições que ao apertar um botão que fica na porta do carro pelo lado de dentro do motorista, ele automaticamente coloca o banco do jeito que o condutor prefere. Guarda na memória !

O acabamento primoroso da Volvo é marca registrada. São perceptíveis em todos os detalhes, o refinamento da marca sueca.

Seria impossível falar de tudo o que o XC 40 tem de tecnologia e itens de segurança em apenas poucas páginas e ficando apenas 20 dias com o carro como nós ficamos. Eles são muitos. Um deles é o City Safety, que é capaz de identificar outros veículos, pedestres, ciclistas e animais grandes à frente do veículo, mesmo no escuro, avisando se uma colisão for acontecer, acionando os freios automaticamente para ajudar a evitar a batida, mesmo que o motorista não o faça. Já o Pilot Assist é um sistema que ajuda a manter uma distância pré-definida do veículo da frente e corrige a direção para manter o carro dentro da faixa na pista, ou seja, se o carro for trocar de faixa por distração do motorista, por exemplo, o carro traz sozinho de volta para dentro da faixa de rolamento – é o controle de cruzeiro adaptativo. Você sente o volante puxar trazendo o carro de volta. A não ser que o condutor acione a seta para trocar de pista, assim o carro muda sem o volante puxar de volta. É bem interessante e seguro. Além disso ainda tem os controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alertas de colisão dianteiro e traseiro, de ponto cego e de colisão traseiro.

O modelo ainda tem teto solar panorâmico e som premium Harman Kardon com 13 alto-falantes. No painel de instrumentos digital, tem tela de 12 polegadas, carregamento de smartphone por indução e ar-condicionado de duas zonas. No volante o motorista tem praticamente todos os controles na ponta dos dedos. A acessibilidade aos controles no painel também é super fácil e tranquila, principalmente na tela do multimídia, que além de grande e intuitiva, funciona como a tela de um smartphone, ao toque dos dedos e mudando de telas arrastando para os lados. A posição de dirigir é muito confortável e o apoio de braço para o motorista permite uma empunhadura perfeita da alavanca de freio e acelerador.

A altura do carro em relação ao assento da cadeira de rodas para que usa é muito boa. O ângulo de abertura da porta do motorista também permite uma transferência tranquila.

O que pega um pouco, ainda, em modelos elétricos ou híbridos em nosso País e a questão do carregamento da bateria. O XC 40 é do tipo “plug-in”, ou seja, pode ser recarregado externamente através de tomada especial. A entrada da tomada fica na lateral dianteira esquerda do modelo. A recarga pode ser feita em estações espalhadas por alguns shoppings e hipermercados nos grandes centros e leva em média 3h para abastecer 100 % da carga da bateria. Já em uma tomada doméstica convencional – 220 V com aterramento – mesmo com todo cabeamento apropriado para o “plug-in”, a carga leva pelo menos, em média, umas 10 horas para atingir sua capacidade total.

 

Espaço interno e porta-malas

O espaço interno do XC 40 é excelente. Parece pequeno por fora, tomando por referência outros modelos SUV da marca, como XC 60 e o XC 90, mas enga. O XC 40 tem bastante espaço interno, além de sua beleza externa característica da Volvo, que chama muito a atenção por sua imponência e robustez. Os ocupantes da frente e os do banco de traz viajam com conforto e segurança. O espaço atrás é um pouco mais restrito. Melhor levar somente dois ocupantes, já que o túnel central por onde passa a bateria no piso, fica bem elevado.

O porta-malas com acionamento elétrico é um dos pontos altos do modelo. Para quem precisa levar sua cadeira de rodas, consegue fazer isso com facilidade, tanto com modelos em “x” como monobloco, mas desde que retirado o tampão interno traseiro do porta-malas. Hoje o XC 40, tanto o híbrido como o modelo apenas movido à gasolina, tem uma preferência notável entre os consumidores de SUVs nessa faixa de preço. A relação custo x benefício é indiscutível. É bom lembrar que o modelo, por ser importado e ter o preço muito além do teto permitido para isenção total de impostos por pessoas com deficiência e familiares, possui apenas a isenção do IPI. Mesmo assim, para quem tem condições, vale a pena sem sombra de dúvida. Os carros híbridos ou elétricos são isentos de rodízio na cidade de São Paulo/SP.

 

Agradecimento – adaptações para os testes !

O modelo Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, enviado pela Volvo para o SISTEMA REAÇÃO para a bateria de testes, passou pela instalação de alguns equipamentos essenciais de adaptação para que, pessoas com as mais diferentes deficiências pudessem dirigir o veículo e assim testá-lo, juntamente com nossa EXCLUSIVA equipe de profissionais especializados, que há mais de 20 anos realiza esse trabalho junto com as montadoras de veículos e em parceria com empresas de adaptação. Desta vez, fica aqui o nosso agradecimento para a empresa de adaptação La Macchina, parceira que instalou os equipamentos para os testes, que fica na região da Vila Mariana, na capital paulista.

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