Voo Inclusivo: Parapente Adaptado

Por Adriana Buzelin. Quem nunca sonhou em voar como um pássaro e ter a liberdade de sentir o vento no rosto ? Pois é esta a descrição que Weverson Bezerra nos faz quando salta das montanhas de Minas Gerais, divisa com Espirito Santo, com seu parapente adaptado.
adrianabuzelin O parapente, ou paraglider como é chamado em inglês, surgiu em 1965 na França e é semelhante a um paraquedas, porém com uma estrutura flexível onde o piloto usa um acessório para se manter suspenso. O parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição onde é considerado esporte radical.

O parapentista tem um voo dinâmico, onde o piloto controla a sua direção e, em circunstâncias favoráveis de correntes de ar ascendentes, a sua descida, podendo manter-se a voar por períodos longos.

Weverson, por ser paraplégico, teve que adaptar um triker (carrinho) para poder voar. Este triker o ajuda a decolar e pousar, mas durante o voo não há diferenças, ele se torna um piloto como outro qualquer ! Claro que, como todo esporte, radical ou não, a integração da equipe é sempre muito importante. Neste caso, Weverson sempre conta com a ajuda de amigos, pois, como ele mesmo diz: “sem meus amigos eu não saio do chão !”

Falar de aventuras com Evinho, como Weverson é carinhosamente chamado, é fazer seu olho brilhar. Ele comenta que sempre gostou de esportes radicais e quando criança adorava assistir programas que apresentavam muitas aventuras com motos, asas deltas, parapentes, sem saber que um dia, mesmo depois de se acidentar-se, seria um adepto deste esporte.

Desde de 2006, quando conheceu Marcelo Ratis, instrutor que mora em Alfredo Chaves, no Espírito Santo, e o ensinou a voar, Weverson se dedica a este esporte e, atualmente, também dá aulas, respeitando sempre os limites e as imposições da natureza, pois é assim que se voa anos.

Se você quiser conhecer mais sobre este esporte, que é sonho de muitos, acesse o facebook e entre em contato com Weverson Bezerra, pelo Face: www.facebook.com/weverson.bezerra ou E-mail: skyfreedomevinho@hotmail.com.

*Adriana Buzelin cursou relações públicas, produção editorial e design gráfico. Modelo publicitária antes de se acidentar, hoje faz parte da agência de modelos inclusivos Kica de Castro. É a primeira mergulhadora tetraplégica mineira registrada pela HSA. É criadora da Revista Digital Tendência Inclusiva e encara batalha pela inclusão social.

Site: http://www.adrianabuzelin.com.

Site: www.tendenciainclusiva.com.br

Font Resize